ARQUIVO

Para preservarmos a nossa história, disponibilizamos aqui notícias postadas
na versão anterior do site. Notícias dos últimos anos sobre tudo que aconteceu no Yázigi
Aracaju. Para ver notícias atuais, acesse o item 'Notícias Atuais no menu Notícias do novo site.

< Voltar ao Arquivo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Material Especial: A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA NO IDIOMA DE OUTROS PAÍSES
postado em: 15/04/2010

Cartazes em espanhol e inglês indicando os locais de votação nos Estados Unidos



O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo. Com quase 400 milhões de usuários, o idioma é também conhecido como "castelhano" por ter surgido no antigo reino de Castela que hoje em dia é uma das regiões que formam o reino da Espanha. A língua espanhola é um dos idiomas mais estudados em todo o mundo, superado apenas pela língua inglesa.

O inglês, aliás, é o idioma que mais foi influenciado pelo espanhol, principalmente a variante dos Estados Unidos, devido a motivos de ordem histórica e socioeconômica. Alguns estudos mostram que existem aproximadamente 120 palavras hispânicas que atualmente estão em uso no inglês. Vejam algumas delas:

canyon, de cañón;
tradução: canhão.

cigar, de cigarro;
tradução: cigarro.

alligator, de el lagarto;
tradução: jacaré.

buckaroo, de vaquero;
tradução: vaqueiro.

barbecue, de barbacoa;
tradução: churrasco.

desperado, de desesperado;
tradução: desesperado.

guitar, de guitarra;
tradução violão.

hoosegow, de juzgado;
tradução: tribunal, área de jurisdição de um juiz, etc. Em inglês se usa como "cárcere".

hurricane, de huracán;
tradução: furacão.

patio, de patio;
tradução: pátio.

rodeo, de rodeo;
tradução: rodeio.



A influência do espanhol é visível principalmente nos estados americanos que já foram regiões do México, local em que a língua espanhola se constituía como o idioma original e nas quais hoje se concentram a maior parte dos 50 milhões de hispânicos residentes nos Estados Unidos.

A toponímia ou o nome designado aos estados e cidades do território americano também sinaliza outro grande reflexo da influência do espanhol dentro deste país. Lugares, como: California, Texas (do espanhol tejas = telhas), Arizona, Colorado, San Francisco, San Diego, Los Angeles, San Antonio, Florida (do espanhol La Florida) e Montana (de montaña) são alguns exemplos das centenas de localidades que possuem uma referência direta ao idioma da terra de Cervantes.


Outras influências do espanhol

O idioma espanhol também deixa forte influência nas línguas faladas na região das Filipinas, país que foi colônia espanhola até 1898. Segundo os estudos linguísticos, as palavras espanholas correspondem a 20% do vocabulário dos idiomas filipinos, principalmente da língua oficial, o tagalo, chamado pilipino, do espanhol filipino. O mais interessante desta influência é que, até hoje, a esmagadora maioria dos filipinos usa nomes e sobrenomes espanhóis.

Já no português, é mais difícil identificar os empréstimos do espanhol devido a semelhança dos dois idiomas e a origem comum que possuem. No entanto, alguns exemplos demonstram a penetração da língua espanhola dentro do vocabulário português, exemplos: alambrado, granizo, hombridade, neblina, vislumbrar, zaga, ola ('onda' feita pela torcida de futebol), garoa e outras.





Muitas danças filipinas são de origem espanhola, como é o caso da "cariñosa dance", na qual notamos a influência do flamenco



Fonte: contribuição ao texto do professor Alberto Maia