ENTREVISTA CLAYUDIO TIEGHI: O EXERCÍCIO DA CIDADANIA EM SALA DE AULA

Posted · Adicionar Comentário
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Coordenador Nacional de Responsabilidade Social da rede Yázigi Internexus, Claúdio Tieghi, relata um pouco sobre o Projeto Cidadãos do Mundo, desenvolvido pelo Yázigi Aracaju, que alia formação educacional com responsabilidade social e cidadã

A rede Yázigi Internexus desenvolve, a nível nacional, um Projeto de caráter social intitulado “Projetos Cidadãos do Mundo”. O objetivo do Projeto consiste em oferecer aulas de inglês para comunidades de baixa renda, com filosofia, metodologia, supervisão pedagógica e materiais didáticos fornecidos pelo próprio Yázigi. As aulas são ministradas por alunos e professores da escola predispostos, de forma voluntária, a ensinar um idioma estrangeiro.

O Yázigi Aracaju também se constitui como um dos integrantes deste Projeto. A escola atua em parceria com a entidade sem fins lucrativos, Instituto Luciano Barreto Junior (ILBJ), localizada na nossa capital.

Para saber um pouco mais sobre os objetivos e a contribuição social deste inovador Projeto, conversamos com o Coordenador Nacional de Responsabilidade da Rede Yázigi Internexus, Cláudio Tieghi, que nos fornece mais informações.

Yázigi Aracaju:Como surgiu a idéia da rede Yázigi Internexus em desenvolver um Projeto que aproximasse o ensino do idioma estrangeiro com comunidades provenientes de condições sociais e econômicas não favoráveis?

Cláudio Tieghi: O Projeto Cidadãos do Mundo – Inglês para a Comunidade – surgiu de uma experiência realizada na Fábrica de Esperança, localizada no complexo de Acarí, na cidade do Rio Janeiro. Esta experiência aconteceu durante o período de julho de 1997 a abril de 2000 e beneficiou cerca de 800 alunos residentes de 18 comunidades do próprio Complexo. Todas as aulas eram feitas por professores escolhidos na comunidade e contavam com o material didático e supervisão pedagógica do Yázigi. Infelizmente, este primeiro Projeto acabou sendo extinto, mas serviu como referência para o desenvolvimento do Projeto Cidadãos do Mundo.

Yázigi Aracaju: De que forma o Projeto consegue aproximar os franqueados de cada escola Yázigi com a comunidade local que os cercam?

Cláudio Tieghi: Para a realização do Projeto, nossas escolas identificam necessidades locais e estabelecem parcerias com instituições sociais reconhecidas na comunidade e governos. Para a viabilidade do projeto, contamos também com a participação da iniciativa privada que nos auxilia na preparação das instalações e, em alguns casos, também com as despesas mensais. O Projeto representa uma excelente oportunidade de relacionamento, pois os diversos setores da sociedade podem atuar para a contribuição no desenvolvimento de nossos alunos nas comunidades. Além disso, contamos também com voluntários da própria comunidade, como alunos e professores das unidades Yázigi. Nesse confronto de realidades, abrimos espaços para o desenvolvimento da cidadania global.

Yázigi Aracaju: Quantas escolas da rede Yázigi estão participando do projeto? E quantas pessoas estão sendo beneficiadas ao todo?

Cláudio Tieghi: No início do Projeto, em 2001, mais de 6.500 alunos foram beneficiados pelo projeto. E contávamos com um quadro de 350 professores voluntários. Hoje, existem 36 projetos em andamento, com mais de 27 municípios espalhados por todo o país que são atendidos pelo Projeto.

Yázigi Aracaju: Uma das propostas inovadoras do Projeto Cidadão do Mundo: ‘é proporcionar aos alunos e colaboradores maior visão e flexibilidade para lidar com a diversidade da vida’. Como você acha que esta proposta pode realmente se viabilizar em termos práticos para os alunos e colaboradores participantes do Projeto?

Cláudio Tieghi: A missão do Yázigi é “promover o desenvolvimento das pessoas através do ensino de idiomas de qualidade, contribuindo para o processo de educação e exercício de cidadania global”. Nossos materiais didáticos trazem essa temática de forma criativa e atual. Aliados ao material estão nossos professores que são preparados e atuam como educadores. Assim, os alunos aprendem um idioma e ainda refletem e exercem a cidadania de forma ativa. O ambiente de aprendizagem proporciona ainda um relacionamento muito próximo onde todos encontram oportunidades de manifestar suas idéias sobre as mais variadas questões sociais, econômicas e ambientais. De forma muito pragmática também preparamos nossos alunos para o mercado de trabalho, um ambiente propício para que eles manifestem as potencialidades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.

Yázigi Aracaju: Qual a importância do Yázigi Aracaju em se constituir como uma das escolas integrantes de um projeto inovador que alia formação educacional com princípios da responsabilidade social e cidadã?

Cláudio Tieghi: A participação do Yázigi Aracaju no projeto Cidadãos do Mundo é de extrema importância para a Rede. O Yázigi Aracaju, desde 2001, está entre as primeiras escolas a desenvolver esse projeto no Brasil. Aliás, o Yázigi Aracaju desempenha um papel de liderança no ensino de idiomas na cidade e em todo o Brasil. Não há mais espaços para gerirmos negócios sem uma forte preocupação com as causas sociais e ambientais. Nesse sentido, temos muito orgulho do Yázigi Aracaju que realiza projetos consistentes também para área cultural, além de participar ativamente em nossas campanhas de cidadania. Outro detalhe importante, o Yázigi Aracaju ganhou o PEGY – Prêmio de Excelência em Gestão Yázigi 2009. Um reconhecimento sobre a sua atuação como um modelo de gestão socialmente responsável.

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone