:: PROJETO SOCIAL DO YÁZIGI ARACAJU ESTIMULA O ENSINO DO INGLÊS A JOVENS CARENTES

Posted · Adicionar Comentário
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Há 6 anos, o Yázigi Aracaju desenvolve sólida parceria com o Instituto Luciano Barreto Junior para o ensino do inglês a jovens de bairros com baixas condições sociais e econômicas.

Aprender o idioma inglês nunca se tornou tão fácil para jovens e adolescentes de bairros carentes da capital e interior do nosso estado. O Yázigi Aracaju junto com o Instituto Luciano Barreto Junior (ILBJ) firmaram uma parceira, desde o ano de 2003, para a realização do Projeto Cidadãos do Mundo que tem como objetivo principal criar oportunidades de aprendizagem do idioma inglês às comunidades cujas condições socioculturais e econômicas não sejam favoráveis.

O projeto disponibiliza aulas de inglês para 100 alunos matriculados no ILBJ, na faixa etária dos 15 aos 25 anos. As aulas são ministradas por alunos do nível avançado ou professores do Yázigi de forma voluntária. Eles somente recebem uma ajuda de custo do ILBJ para o deslocamento até à instituição. O material didático utilizado nas aulas é fornecido pelo Yázigi ao instituto com preços bastante reduzidos do valor original.

Toda a metodologia, dinâmica e supervisão pedagógica do curso é a mesma aplicada no Yázigi. Segundo a coordenadora educacional do projeto e professora do Yázigi, Nadja Maria, a maior preocupação dos professores durante as aulas é que os alunos estudem a língua inglesa por uma perspectiva mais prática e conectada com a realidade em que vivem. “Os alunos aprendem novos vocabulários e textos lingüísticos, a partir de exemplos e situações do cotidiano como forma de estimular uma interação social por meio de ferramentas da comunicação oral. Acredito também que este método ajuda os alunos a se tornarem mais preparados para eventuais cobranças que eles irão sofrer dentro do mercado de trabalho”, afirma a professora.

Seleção

Para ingressar no projeto, os alunos precisam responder uma prova contendo questões de português básico. Por ano, mais de 300 alunos se inscrevem no processo de seleção deste curso. Segundo a gerente do ILBJ, Izabela Teixeira, a grande procura dos alunos para participar do Projeto Cidadãos do Mundo exige que sejam adotados critérios mais rígidos para a correção dos exames dos candidatos. “Os alunos adoram o curso. Ninguém perde o período de inscrições do processo seletivo. Já procurei fazer uma seleção somente com 200 provas, mas nunca foi possível chegar a esta quantidade. Todo ano realizamos, mais ou menos, 300 provas e até já chegamos a fazer 400. A procura do curso é tanta que foi necessário estabelecer uma média acima de 7 e critérios mais rígidos para a correção dos exames”, esclarece.

Depois da apuração dos alunos aprovados, a professora Nadja junto com a equipe do ILBJ organizam os horários e a quantidade de alunos para cada nível. Nesta etapa, “os alunos ganham a farda e todo o material completo do curso de forma gratuita. Atualmente, o curso tem a duração de um ano, mas a partir do desempenho apresentado pela turma pode ser estendido por mais tempo as aulas do curso”, diz Isabela.

Resultados

A parceria do Yázigi com o ILBJ através do Projeto Cidadão do Mundo já começa a apresentar resultados positivos entre os alunos da instituição. Como é o caso do estudante universitário e ex-integrante do curso, Ruam Marcell Ferreira Costa, 20 anos, que devido ao seu excelente desempenho durante as aulas do projeto conseguiu ganhar uma bolsa de estudos integral no Yázigi e, hoje, se prepara para a vaga que o espera no curso de inglês da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Segundo afirma, este resultado só foi possível graças ao incentivo que obteve nas aulas oferecidas pelo projeto. “Eu já tinha uma noção do inglês, mas o fato de aperfeiçoar meus estudos com toda a bagagem pedagógica do Yázigi somado ao incentivo que recebi durante as aulas do projeto contribuiu para o meu bom desempenho nesta aprovação”, diz Ruam.

De acordo com o estudante, os seus colegas de turma também passaram a apresentar resultados positivos no ensino do inglês dentro da sala aula. Para ele, o responsável por esta mudança foram os métodos inovadores e eficazes aplicados pelos professores do Yázigi durante as aulas do curso. “Era visível a mudanças dos meus colegas durante as aulas. Tínhamos a oportunidade de transcender as meras lições teóricas e gramaticais e começávamos a exercer plenamente o domínio da língua inglesa”, conclui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone